sexta-feira, 29 de outubro de 2010

AOS GANHADORES, OS LIVROS

Parabéns aos meninos que ganharam a promoção da redação. Hoje, no Colégio, durante o intervalo, entregamos os prêmios aos dois ganhadores: Bruno e Jefferson. Os resultados mostraram que a leitura é fundamental para uma escrita perfeita.E pelos bons textos, notamos que essa afirmativa procede. Nós editamos o texto de Bruno, o 1º lugar  e o de Jefferson, o 2º lugar do concurso e estamos disponibilizando pra vocês darem uma conferida. Boa leitura !

ALUNO –  BRUNO CONCEIÇÃO DOS SANTOS
1º LUGAR DA MELHOR REDAÇÃO DO SEMESTRE 2010.2 - DISSERTAÇÃO
 --------------------------------------------------------------------------------------------------------

O INTERESSE DO JOVEM PELAS QUESTÕES POLÍTICAS
                       

O engajamento dos jovens na política é fundamental para a consolidação da democracia. Estudos mostram que o interesse dos jovens por assuntos atuais da realidade brasileira reduziu por conta da corrupção. Então, o que pode ser feito para que esses adolescentes estejam inseridos novamente no contexto político-social?
            Um problema grave acometido aos jovens é que eles não conseguem enxergar que a educação é o meio principal para prosperar. Porém, dados do PNAD(Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios), mostram que o salário de um jovem é 4 vezes menos do que de um adulto, por conta da falta de experiência e do descaso do governo em não lhe fornecer condições necessárias para a inserção dos mesmos no mercado de trabalho. Essa mesma pesquisa mostra que 18% dos jovens entre 15 e 18 anos não tem perspectiva de um futuro melhor. Então, a falta de conhecimento e educação pública de qualidade, corrupção e descaso dos governos somam os fatores que desinteressam os adolescentes por questões políticas.
            Assim como ocorreu nas Diretas Já, o jovem precisa ir às ruas e também ir às urnas para reivindicar os seus direitos, entretanto isso já não ocorre mais. Segundo o TSE(Tribunal Superior Eleitoral), em 2006, os adolescentes brasileiros de 16 e 17 anos representaram 4.383,180 votos, número maior que a população de Salvador, porém uma estatística baixa em relação ao eleitorado brasileiro. A cada ano, surgem casos de corrupção, como ocorreu com o Mensalão do PT e o Mensalão do DEM. Sempre ouve-se dizer que o Brasil é o país do desenvolvimento, mas nunca se desenvolve; sabe-se que é preciso melhorar a educação, mas ninguém investe. Esses indicadores fazem com que ocorra uma desilusão nos jovens e um esquecimento pelas questões sociais.
            Por fim, a corrupção e o desinteresse não está na política, mas sim nos partidos políticos.Deve haver uma pressão por parte dos jovens, para o cumprimento de promessas políticas. Hoje com a alta estima do povo brasileiro, com a Petrobrás, espera-se que nessas eleições o voto facultativo ganhe força e ocorra o avanço do percentual dos votos no Brasil inteiro.


ALUNO – JEFFERSON FELIPE M. BONFIM
2º LUGAR DA MELHOR REDAÇÃO DO SEMESTRE 2010.2 - DISSERTAÇÃO
 --------------------------------------------------------------------------------------------------------

O INTERESSE DO JOVEM PELAS QUESTÕES POLÍTICAS


A sociedade atual está muito fragilizada em relação aos jovens. Eles não estão tendo ensino público de qualidade, o que acaba, muitas vezes, levando-os para o mundo de violência e marginalidade, como o de hoje.
            Um aspecto muito importante é a educação pública, sem o ensino, vários jovens acabam sem interesse ou, até mesmo, largando os estudos. Uma pesquisa feita em Salvador, em 2009, relatou que a maioria dos envolvidos no tráfico são os jovens.
            Nas estatísticas de marginalidade e vandalismo, mostram que em oito anos, a violência teve aumento de 131% em Salvador; e o recrutamento de jovens para o mundo do tráfico de drogas, um aumento inimaginável de 500% em oito anos.
            Mas não se deve generalizar o caso, pois nem todo jovem pobre, negro e brasileiro é rebelde, mal – educado ou de má índole. Existem vários jovens com um currículo bem estruturado e bem educado (socialmente, culturalmente e, religiosamente...), além de serem o verdadeiro futuro do país.
            Para que o jovem consiga melhorar suas vidas, primeiramente o governo precisa tomar grande responsabilidade, que é melhorar consideravelmente a estrutura do ensino básico, o policiamento nas cidades, além de projetos de conscientização para um jovem ser feliz e bem-sucedido, num país que tem tudo para dar certo, mas que não investe em seu maior patrimônio – os jovens.     



Nenhum comentário:

Postar um comentário